Portfolio, portifólio, portfólio… qual a grafia correta?
Hoje essa palavra já está “aportuguesada” como PORTFÓLIO, mas durante muito tempo foi considerado errado escrever dessa forma.
A origem do termo é a palavra americana PORTFOLIO, inclusive essa era a única forma correta de pronunciá–la até pouco tempo atras (antes de ser “aportugesada”).
Eu particularmente acho que o “aportuguesamento” correto deveria ser PORTIFÓLIO, com “i”, mas não sou eu quem faço as regras.
No Português europeu, se usa também PORTA-FÓLIO e PORTAFÓLIO.
Para quem não sabe o que significa, PORTFÓLIO é uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa.
-Pasta para guardar e transportar papéis (documentos, folhetos, desenhos, etc.); Pasta contendo material publicitário, voltada à divulgação pessoal; Conjunto de obras de um determinado artista; Conjunto de produtos e/ou serviços de uma empresa; Conjunto de investimentos (títulos, ações …
-Conjunto de títulos detidos por um investidor. Um portfolio pode ser constituído por acções, obrigações, opções e/ou qualquer outro tipo …
-Conjunto de produtos, serviços oferecidos por uma empresa a um mercado ou a segmentos deste.
-Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento académico da aprendizagem experimenal.
-Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal.
-Portfólio. Carteira de títulos mantida por um fundo mútuo ou investidor individual. Um portfólio bem feito reduz os riscos de perdas patrimoniais ou fianceiras.
-pasta de apresentação das melhores fotos do fotógrafo.
Em todas as definições, Portfólio é literamente uma pasta (pasta física), mas usa-se o termo para mostrar também os trabalhos de forma on-line, como eu e todos os outros designers e empresas fazem em seus sites pessoais e institucionais.
Independente da forma correta de escrever, o importante é o portfólio ter bons trabalhos para apresentar a seus clientes, ser rico em detalhes e “vender” a idéia de que você é um bom profissional.
Considera-se bom portfólio aquele que tem bons trabalhos e não aquele que tem a melhor apresentação (o correto é unir os dois né, ter bons trabalhos e ter uma apresentação exemplar.
Use esse espaço para divulgar seu portfólio, use os campos de comentários abaixo.
Aproveite a leitura e confira também o meu PORTFÓLIO.