Hábito vs Vício (Reflexões)
O vício nada mais é que um hábito, sendo que no meu entender o vício é um hábito ruim, um hábito que te atrapalha, que interfere em outros aspectos da sua vida, do seu cotidiano.
O livro O Poder do Hábito de Charles Duhigg no mostra o loop do hábito, a fórmula do hábito, e nos ensina como modificar um hábito indesejável. Será que essa fórmula de mudança de hábito não poderia ser aplicada para mudança de um vício? Transformar o vício em um hábito saudável?
Vejamos o loop do hábito:
DEIXA -> ROTINA -> RECOMPENSA.
Através deu ma DEIXA, executamos uma ROTINA para obtermos uma RECOMPENSA.
Modelo para mudança de hábito, segundo o livro O Poder do Hábito:
1. Identifique a ROTINA
2. Experimente com RECOMPENSAS
3. Isole a DEIXA
4. Tenha um plano
PRIMEIRO PASSO: Identifique a ROTINA.
Depois de identificada a rotina dentro do loop do hábito, devemos fazer alguns experimentos para mudá-la.
SEGUNDO PASSO: Experimente com RECOMPENSAS
Recompensas satisfazem anseios, precisamos descobrir quais anseios são satisfeitos no hábito que se quer mudar. Você precisa mudar as recompensas para identificar quais desses anseios estão sendo satisfeitos nesse hábito, você tem que procurar padrões.
Dica: depois de cada recompensa, anote as três primeiras coisas que vêm a sua cabeça. Após 15 minutos, pense se ainda necessita daquela recompensa ou se o anseios foi satisfeito.
Tente com diversas recompensas diferentes para o mesmo hábito até encontrar aquela que satisfaça seus anseios em substituição a recompensa do hábito que se quer mudar.
Experimentando diferentes recompensas você isola aquela que realmente saciou os anseios da mesma forma.
TERCEIRO PASSO: Isole a DEIXA
Quase todas as deixas podem ser enquadradas em uma dessas cinco categorias:
LUGAR
HORA
ESTADO EMOCIONAL
OUTRAS PESSOAS
AÇÃO IMEDIATAMENTE ANTERIOR
Na ação de mudança de hábito devemos anotar essas cinco características sempre que executamos o loop do hábito que queremos mudar, a fim de identificar qual é a deixa que desencadeia todo o loop, precisamos buscar um padrão
QUARTO PASSO: Tenha um plano
Você já isolou todos os componentes do loop do hábito, já sabe qual é a sua rotina, já descobriu quais anseios precisa satisfazer (recompensa) e qual é a deixa que desencadeio isso tudo.
Agora você precisa de um plano, uma mudança de rotina que da mesma forma te leve a recompensa (a nova recompensa, identificada no passo 2)
Não estou dizendo que essa mudança será fácil, caso não esteja conseguindo, faça alguns ajustes no meio do caminho, torne a experimentar recompensas diferentes, talvez a deixa não tenha sido bem identificada, cabem ajustes para conseguir o resultado almejado, o que não cabe é desistir no meio do caminho.
Se isso cabe para mudança de hábitos, cabem também para mudar um vício, entretanto a dificuldade deve ser um pouco maior.
Seja feliz!