O amor! (Reflexões)
Você sabe realmente o que é o amor?
Assisti a uma palestra do professor Clóvis de Barros Filho, Três Definições de Amor, muito boa explicando sobre os tipos de amor.
São três os tipos de amor e uma pessoa para ser plenamente feliz tem que conhecer e praticar as três formas de amor.
O primeiro é ensinado pelo filósofo Platão, amor é desejar, diz respeito àquilo que você não tem, é tesão, é desejo, é eros, é erotismo.
O segundo tipo de amor vem de Aristóteles, é amar aquilo que você já possui, é alegria pelo que já conquistou. É um amor egoísta, possessivo, não se importa com o outro, com a felicidade do outro, só com a sua própria.
O terceiro tipo de amor é o amor de Jesus, amar ao próximo, é ficar grato com a felicidade do próximo, é abrir mão de nossa própria felicidade para ver o outro feliz, é se doar sem esperar nada em troca.
A felicidade plena vem quando conhecemos e combinamos os três tipos de amor, primeiro o desejo, amamos secretamente até que conquistamos o quê (ou quem) amamos. Após a conquista somos gratos por ter alcançado o amor, a partir daqui vivemos o amor, praticamos o amor. Mas essa felicidade não é completa se não for dividida, então devemos dividir essa felicidade com o próximo, ficamos felizes também quando nosso próximo conquista sua felicidade plena.
Somente dessa forma alcançamos toda a plenitude e felicidade do amor verdadeiro.