O que é ser Designer?
Complementando o último post, eu escrevi um trecho assim no texto: “as razões para escolher essa profissão são muitas e derivam de e em várias outras áreas”.
Vou explicar agora o que eu quis dizer com “derivam DE e EM várias outras áreas”.
Algumas pessoas sabem que eu estou para me mudar então tenho visto muitos programas de compradores de imóveis e de decoração, nos canais Fox Life, Discovery Home & Health, GNT e TLC, e tenho notado que as formações muitas vezes são totalmente diferentes da profissão que os apresentadores exercem, já vi designer fazendo papel de Arquiteto e Designer de Interiores, já vi Arquiteta fazendo papel de Designer de Interiores, dentre outros (tem uma apresentadora que parece mais ser uma psicóloga, mas nesse caso em questão tem um Designer de Interiores trabalhando com ela).
A que conclusão chegamos?
Designer é uma profissão que é muito ampla e não requer uma formação específica mas sim conhecimento na área e experiência, além da aceitação por parte do cliente. Há designers que nem formação superior possuem, trabalham com experiências e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos.
Eu mesmo tenho 2 formações totalmente diferentes, sou Tecnólgo em Processamento de Dados e Designer Gráfico (quase formado, como disse no outro post) e minha principal atividade é como Webdesigner.
Faço trabalhos de Designer Gráfico também, alguns bicos como Designer de Interiores, Designer de móveis, mas o principal e o que mais gosto de fazer é o Webdesign.
As profissões afim até se confundem e se fundem em certos momentos.
Eu prefiro me denominar como Designer simplesmente, faço de tudo um pouco e não tenho medo de atacar como consultor em outras áreas (desde que estejam relacionadas com design).
E você, como se denomina?
Uma palinha da Candice Olson, host do programa Design Divino, exibido aqui no Brasil pela Discovery H&H e um dos meus favoritos: