Arquivo

Arquivo de janeiro, 2019

Dias de luta, dias de glória (Reflexões)

26, janeiro, 2019 Sem comentários

O que você tem feito para tornar seus dias melhores?

Não devemos esperar por dias melhores, devemos tornar os nossos dias melhores, com atitudes, esforço e dedicação.

Haverá dias ruins, dias tristes, dias em que teremos que lutar, porém é importante não desanimarmos, não baixarmos a guarda, devemos saber lidar com as adversidades, com as dificuldades e evoluirmos para após esses dias de luta, aproveitarmos nossos dias de glória.

Não importa o que aconteça, não importa o quão difícil seja nosso dia, nossa luta, o que importa é a maneira como lidamos com ele, com essas dificuldades, com a evolução e o aprendizado que vão ficar.

Seja feliz!

Foco (Reflexões)

26, janeiro, 2019 Sem comentários

Uma das coisas mais difíceis de se conseguir hoje em dia é manter o foco, isso porque há tanta distração a nossa volta que precisamos ter muita concentração para manter o foco.

Um exercício bom para concentração e foco é a escrita, uns dizem leitura mas quem nunca se distraiu lendo algum livro ou artigo e se perdeu na leitura, tendo que recomeçar? Já a escrita, se você se distrair perde todo o foco, é necessário ficar bem atendo para fazer a correlação correta entre as palavras para formar as frases, senão elas ficam sem sentido e você não consegue passar a sua mensagem, ninguém vai te entender.

Outra bom exercício é você praticar “perder e recuperar o foco”, como em um ciclo, você pode fazer isso através das sua respiração:
Primeiro preste bastante atenção em sua respiração, seus músculos abdominais, seu diafragma e seus pulmões se expandindo e enchendo de ar, depois se contraindo e esvaziando, depois enchendo e repetindo o ciclo. Num determinado momento você vai perder o foco, a ideia é essa, se permitir viajar nos pensamentos. Tão logo perceba isso, volte sua atenção e seu foco para a respiração e mantenha o foco, depois perca novamente, volte novamente, esse é o exercício, perder e recuperar o foco.

Por último uma técnica para melhorar o foco, programe seu cronógrafo ou despertador para despertar em 20 minutos. Durante esse período, foco total em uma atividade, zero distração, pode ser uma leitura, estudo, alguma atividade do trabalho etc. Não se perca por nada, são apenas 20 minutos. Não ligue TV, nem rádio, deixe seu telefone no silencioso e bem longe de você, evite tudo que possa lhe causar distração.

Após esse período de 20 minutos em foco total, se permita 10 minutos de distração, checar redes sociais, dar um telefonema etc. Depois repita o processo, mais 20 minutos de foco total e assim você consegue ter foco para executar todas as suas tarefas ao longo do dia. Essa técnica se chama Técnica Pomodoro.

É preciso lembrar que em determinados momentos é necessário realmente perder o foco, como por exemplo em um “brainstorm” onde quanto mais diversas as ideias, melhor para a criatividade e resultado final a que se pretende chegar. Ou em seu momento de lazer e distração, descompromissado.

É importante perceber em que momento é necessário manter o foco e em que momentos é necessário perder o foco.

É necessário raciocinar e saber equilibrar as duas partes.

Já ia me esquecendo, as vezes a falta de foco existe em decorrência de alguma enfermidade, uma doença, depressão, ansiedade. Nesse caso é preciso atacar a causa, cuidar da saúde mental, emocional e física, exercícios de meditação, exercícios físicos podem ajudar. Busque ajuda médica se for necessário.

E mais uma vez volto a dizer, gosto particularmente da escrita para ajudar tanto a combater essas doenças quanto para melhorar o foco e concentração.

E você, como está seu foco hoje?

Eu te amo! (Reflexões)

19, janeiro, 2019 Sem comentários

Eu te amo mais que tudo.

Por você eu mudo o mundo, por você eu abro mão do que for preciso, me apresento, me imponho, me ofereço.

O melhor momento do dia é acordar a seu lado e ficar te observando enquanto você ainda dorme, sua beleza, seu sorriso, te acordar com um beijo e antes de dizer “bom dia”, dizer “eu te amo meu amor”.

Tomar café da manhã juntinhos, após ter feito amor apaixonado, passar o dia todo com você, aproveitando cada segundo a seu lado. Dormir abraçadinhos, te aconchegando em meus braços.

Você sabe que te amo, apesar de não precisar ficar dizendo isso a toda hora, não me canso de dizer.

Eu te amo!!!

Tempo! (Reflexões)

15, janeiro, 2019 Sem comentários

O tempo é curto!

Todos falam isso mas já parou para pensar que o tempo sempre passa na mesma velocidade? E de maneira igual para todo mundo?

O tempo é curto para quem não sabe o que quer, para quem não aproveita o tempo em toda sua plenitude, olha para traz e percebe que não fez nada de útil.

Para essas pessoas realmente o tempo é curto, na verdade não é curto, é mal aproveitado, elas procrastinam, fazem “corpo mole”, quando dão por si o tempo passou e nada de útil foi feito, não aprenderam outro idioma, não leram um novo livro (ou sequer começaram a ler), não iniciaram um novo projeto.

Não seja você um escravo do tempo, use-o, ouse, faça acontecer, aproveite-o da melhor forma, estude, aprenda, evolua.

Acrescente coisas novas a seu tempo, a seu dia, aprenda uma coisa nova todo dia, saia de sua zona de conforto, não se sabote, não se dê desculpas para não fazer.

O tempo passa, o tempo não espera, o tempo não perdoa.

Vá atrás de seus sonhos, vá atrás do amor de sua vida, amanhã pode ser tarde demais.

Aproveite seu tempo da melhor forma e ao lado de pessoas que ama, de pessoas que te completam, te somam.

O tempo só é curto para quem não sabe aproveitá-lo.

Ame seu próximo! (Reflexões)

15, janeiro, 2019 Sem comentários

É preciso ter empatia, amar ao próximo como a nós mesmos. Como você gostaria de ser tratado? Com carinho e com respeito? Seu próximo também.

Você pode dizer: _”Ah, mas o meu próximo me destratou”. Você vai devolver? E se ele estiver passando por um momento difícil em sua vida? Não seria mais coerente devolver respeito ao invés de devolver rancor? Mais uma vez, tenha empatia, se coloque no lugar dele, se você estivesse passando por um momento ruim e destratasse seu próximo, não ficaria mais feliz se ele te devolvesse carinho, respeito e atenção, mesmo você tendo sido rude com ele?

Reflita a respeito.

Saudade! (Reflexão)

11, janeiro, 2019 Sem comentários

Você sente saudade de quê?
Você sente saudades de quem?

Que sentimento é esse tão perturbador, as vezes tão nocivo, capaz de levar uma pessoa à depressão profunda?

A saudade pode ser boa, nos fazendo relembrar momentos felizes que passamos, mas geralmente quando se fala em saudade, se fala de perda, alguém que se foi e não voltará mais, alguma coisa que perdemos.

Não devemos nunca lutar contra um sentimento pois isso só faz o sentimento aumentar, devemos sim, aceitá-lo e substituí-lo por outro sentimento. Em relação a saudade, isso vale para aquela saudade nociva, triste, que nos leva à depressão.

Já a saudade boa, ah, essa deve ser alimentada, ela nos traz esperança, saudade daquela pessoa que está distante mas sabemos que irá voltar, já posso sentir o abraço dela, o cheiro, ah, isso é bom alimentar.

Saudade daquele lugar que viajamos nas férias passadas e que queremos retornar, isso é gostoso, nos faz planejar, economizar para poder realizar.

Saudade, o importante é saber dosar, equilibrar, nunca deixar que tome o controle de nossa vida, mas sim se permitir sentí-la eventualmente.

Motivação e Hábito (Reflexões)

5, janeiro, 2019 Sem comentários

Motivação é o que faz você começar.
Hábito é o que faz você continuar.
_ Jim Rohn

Vamos nos motivar até que se torne hábito? É muito importante dar o primeiro passo, mas é igualmente importante ter disciplina para continuar e seguir adiante.

Se está difícil, visualize os resultados positivos lá na frente, visualize seu sucesso pessoal após a implementação do hábito, os primeiros dez dias são os mais difíceis, os dez dias que se seguem são menos difíceis mas ainda desconfortáveis, os próximos dez dias já te dão prazer e após isso o hábito já está implementado e incorporado, você passa a sentir falta quando não o faz.

Há um ano eu tomei a decisão de só tomar banho frio, seja a hora que fosse, a temperatura que estivesse e a condição que fosse. Mesmo numa viagem que fiz no inverno, com temperatura de 12º, entrei embaixo da água gelada e tomei meu banho, isso às 2:00h da manhã. Saí do banho renovado, deitei na cama do hotel e dormi um sono maravilhoso. Ao acordar outro banho gelado e estava pronto para encarar o dia.
Esse hábito só me trouxe benefícios, agora você acha que foi fácil? Acha que não pensei em desistir já no primeiro dia? O importante foi ter tomado a decisão baseada nos benefícios que me trariam esse hábito, visualizar, focar nesses benefícios e seguir em frente.

E assim deve ser com qualquer novo hábito que se queira implementar.

Gratidão e Perdão! (Reflexões)

4, janeiro, 2019 Sem comentários

Devemos ser gratos por tudo que nos acontece e também pelo que ainda vai acontecer. Tudo está nos planos.

Devemos ser gratos até pelo que nos faz mal, pois esse mal pode ter nos livrado de algo terrível no futuro, no mínimo nos traz algum aprendizado.

Devemos perdoar, devemos saber perdoar, devemos aprender a perdoar. Não aquele perdão da boca pra fora, falo de um perdão sincero, um perdão vindo da alma.

O rancor só prejudica a nós mesmos, o perdão alivia a dor da alma, a angústia de todos os envolvidos.

Perdão e Gratidão!

Paz

Amor

Fé!